Nossas Professoras

ClaraGavilan (1).jpg

Clara Gavilan

 

Sou uma ilustradora niteroiense, nascida em 1987 e apaixonada pelo livro ilustrado.

 

Trabalho principalmente com projetos na área de ilustração editorial e narrativa visual.

 

Me graduei em Design pela PUC-Rio, e, depois, me especializei em ilustração editorial e quadrinhos pela ESDIP, em Madri, e também em ilustração de livro infantil e juvenil pela EINA, em Barcelona. Atualmente, estou cursando a pós-graduação “O livro para infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos “, na Casa Tombada.

 

Tenho alguns projetos autorais, como os livros “O outro lado”, “Me dá um abraço?”, “Eva e Erika” e a coleção de 6 livros-imagem “Lu & Bilu”, com o livro “Medo”( Aprovado no PNLD Literário 2018). E ilustrei livro para outros autores, como “O galo gago” de Antônio Carlos Secchin (Finalista do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil – 2019, Selo Seleção Cátedra 10 Unesco de leitura – 2018, Selo altamente recomendável da FNLIJ – 2019)

WhatsApp Image 2021-05-03 at 10.11_edite

Lolla Angelucci

 

 

 

Sou ilustradora, advogada, modelo vivo, mobilizadora de voluntários, contadora de causos, mediadora de leitura, cenógrafa de carnaval, aderecista e todas as profissões que a vida escolher.

 

Formada em Direito pela Universidade Mackenzie e pós-graduada em Artes Visuais pelo SENAC-PR, e em Direito Empresarial pela PUC-SP. Atualmente, estou cursando a pós-graduação "O livro para infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos" na Casa Tombada - na mesma turma que a Clara! Pesquiso livros informativos como ferramenta de divulgação científica.

 

Tenho um trabalho de ilustração mais ativista, ligado à minha atuação nas Sereias Carecas, projeto que idealizei em 2015 e pelo qual já fui premiada pelo Huffpost Brasil como uma das mulheres mais inspiradoras de 2018, na campanha #tododiadelas, além de ter participado de diversos programas de TV e matérias de jornal com a minha arte.

WhatsApp Image 2021-08-04 at 17.28.40.jpeg

Cristiane Rogerio

 

 

 

 

 

 

Cristiane Rogerio é jornalista e professora, é coordenadora do curso de pós-graduação O Livro Para a Infância - Processos Contemporâneos de Criação, Circulação e Mediação, d' A Casa Tombada/Faconnect, e colunista da Revista Crescer. Foi nesta revista que se apaixonou pelo universo do livro para a infância, onde coordenou os primeiros anos da Lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano. Em 2019 retornou como colaboradora da revista, ao mesmo tempo que segue como pesquisadora no Instituto de Artes na Unesp, no mestrado em arte-educação. É autora de Carmela Caramelo (Ed. Cortez), livro para a infância em parceria com André Neves e do blog/site Esconderijos do Tempo. Já trabalhou em programas de formação de leitor na prefeitura de São Paulo, além de promover cursos e palestras em instituições como o Sesc e a própria A Casa Tombada.

WhatsApp Image 2021-08-10 at 16.00.36.jpeg

Maria Helena Alvim

pp (1).jpeg

Ananda Luz

 

 

 

 

 

 

Maria Helena Alvim é publicitária, roteirista e escritora, com trabalhos no Brasil e na Itália. Trabalhou como criativa em diversas agências de publicidade (Wunderman, Salve Worldwide, Iris, Babel Azza) e também como autora-roteirista na Rede Globo (Domingão do Faustão e Fantástico), Rede TV! (Zuzubalândia) e Record/FOX (Avassaladoras). Trabalhou ainda na Itália, na YAM112003, braço de novas mídias da Endemol International, onde criou diversos formatos e foi autora de Bonsai TV (Babel, Lost in Translation e Massimi Sistemi).  É professora de Roteiro e Storytelling no Guará Estúdio e do curso online História pra Contar, Storytelling para o trabalho e a vida da Oficina Viva. É formada em Publicidade e Propaganda pela ECA-USP (2001), fez a Oficina de Autor e Roteirista da Globo (1997), estudou Cinema e Enogastronomia no Media Food Lab (2006, Bracciano, Itália) e Produção Criativa na Scuola TV Mediaset (2007, Roma, Itália).

 

Ananda Luz é Pedagoga, doutoranda em Difusão do Conhecimento (DMMDC/PPGDC) mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER-UFSB), cursa a especialização O livro para infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação n'A Casa Tombada-SP. 

Tem ampla atuação profissional na Educação Básica como docente, coordenadora e formadora de professores. Trabalhou na SME-RJ como professora e atuou como membra do Grupo de Trabalho Diversidade Étnico-Racial na Educação Infantil da Gerência de Educação Infantil. Participou da escritas e realização dos projetos: “Africa e Brasil, uma roda de saberes” e “Percebendo o mundo através dos sentidos”, este último premiado na SME-RJ. No mestrado, desenvolveu a pesquisa Karingana wa Karingana por entre histórias africanas e afro-brasileiras que deu origem ao material didático Cadernos de Práticas Pedagógicas, com atividades realizadas por professoras de Educação Infantil que participaram de oficinas de formação sobre Relações Étncio-Raciais e Literatura Infantil Africana e Afro-Brasileira. Atua como mediadora de leitura e ministras oficinas e palestras sobre Literatura Infantil, Educação e Relações Étnico-Raciais. Participou como professora no curso de Extensão da UNEB Histórias e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas: instrumentalizando as práticas docentes, atuou na construção de projetos realizados pelo PIPEC-Janaína Aparecida que promoviam o debate étnico-racial e de gênero na Educação Básica e no Ensino Superior, trabalhou na formação de coordenadores e de professores no município de Teixeira de Freitas-BA e Itamaraju-BA.

FotoBio_credito_Mariamma.jpg

Amma

 

Mariamma Fonseca (Amma) é formada em jornalismo, Artes Visuais e cursa a pós O livro para infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação n'A Casa Tombada-SP. Atua como ilustradora freelancer desde 2015. Lançou em 2017, com Angélica Kallil, o livro "Você é feminista e não sabe" e recentemente o livro infantojuvenil "Amigas que se encontraram na história" (Editora Quintal). Foi idealizadora do site Lady’s Comics (Sobre Mulheres e Histórias em Quadrinhos) e irá lançar ainda este ano sua primeira HQ, chamada “Bertha Lutz e a carta da ONU” (Veneta), aprovada pelo PROAC -SP.

PHOTO-2021-09-23-08-41-21.jpg

Tais Fernandes

 

Tais Fernandes é graduada em Design Gráfico pela ESDI/UERJ, e atua como designer e ilustradora. Na área de ilustração, trabalha com ilustração de literatura infantil, e materiais didáticos e paradidáticos. No campo do design, já atuou em escritórios de branding, design de exposições e editorial, tanto em organizações governamentais quanto privadas.

Atualmente trabalha na REC Design, um escritório focado na valorização da comunicação visual de organizações do terceiro setor, do governo, de instituições e fundações públicas e privadas engajadas com questões sociais, culturais e ambientais relevantes. Atua como Designer Senior em projetos de comunicação visual, design editorial e branding.

WhatsApp Image 2022-01-03 at 17.53.41.jpeg

Manu Regis

 

Manu Regis é graduada em Artes Visuais, possui mestrado em Artes com foco em trabalhos artesanais. Além de desenhar, crochetar e tricotar, encaderna desde 2008. Seu trabalho tem como norte principal a encadernação criativa.

Contato

Clara Gavilan

21 998619864

@claragavilanilustradora

Lolla Angelucci

16 99302 6837

@sereiascarecas

Para qualquer dúvida, comentário ou elogio: Aqui estamos nós

Obrigado pelo envio!